quinta-feira, 22 de maio de 2014

A HORA DA ESTRELA

A hora da estrela é leitura indispensável para quem pretende prestar vestibular ou não. Clarice Lispector e sua trama cativante insere o leitor na narrativa quando disponibiliza tamanhos detalhes.

E por que não ver???

Emoção do inicio ao todo, Marcelia Cartaxo consegue trazer com perfeição a Macabéa que reina na leitura para a tela, nossa sugestão de hoje é o filme "A hora da estrela" de 1985 com direção de Susana Amaral.

" Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para o São Paulo ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes e morre. ELENCO
Marcélia Cartaxo .... Macabéa
José Dumont .... Olímpico de Jesus
Fernanda Montenegro .... madame Carlota, a cartomante
Tamara Taxman .... Glória
Umberto Magnani .... seu Raimundo
Denoy de Oliveira .... Pereira


PRÊMIOS

Festival de Berlim (1986)Prêmio da crítica: Suzana Amaral (também indicada ao Urso de Ouro)Urso de Prata: Marcélia Cartaxo (Melhor atriz)Festival de Brasília (1985)Melhor ator: José DumontMelhor atriz: Marcélia CartaxoMelhor fotografia: Edgar MouraMelhor diretor: Suzana AmaralMelhor edição: Idê LacretaMelhor filmeFestival de Havana (1986)Melhor diretor: Suzana Amaral "

fonte: Wikipédia a enciclopedia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Hora_da_Estrela_(filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário